Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fenômenos de Superfície e Reações

Fenômenos de Superfície e Reações

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 21h39 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 20h50 | Acessos: 1327

Projetos de Pesquisa desenvolvidos no PPGEQ - Fenômenos de Superfície e Reações

Caracterização de membranas cerâmicas para fins de pré-tratamento de águas Caracterização de membranas cerâmicas para fins de tratamento de águas doces e salobras para sistemas osmose inversa, visando substituir os filtros de acetato de celulose e polipropileno.
Desenvolvimento de materiais (catalisadores e aditivos) visando sua aplicação em catálise Este projeto tem como objetivos gerais: 1.1 Preparar e avaliar os seguintes materiais: peneiras moleculares do tipo: MCM-22; ZSM-5; Y; MCM-41 e SBA-15 1.2 Incorporar metais (Fe, Ni, Pt, Ru e Co) nas peneiras moleculares descritas anteriormente. 1.3 Avaliar os materiais obtidos em diversas reações, a título de exemplo: Fischer-Tropsch e Isomerizacão do n-hexano. 1.4 Avaliar a MCM-22 como aditivos de FCC.
Escoamento de óleos pesados em sistemas petrolíferos: reservatórios, dutos e hidrociclones O presente trabalho propõe investigar, desenvolver e implementar métodos, técnicas e ferramentas numéricas e experimentais em escoamento gás-líquido e líquido-líquido em redes de dutos e equipamentos (hidrociclone) usados na indústria do petróleo e gás, que visam a formação de recursos humanos nas áreas correspondentes e o fortalecimento e a sustentabilidade e competitividade das empresas do setor focada na engenharia de dutos, de equipamento de gás e/ou óleo da região Nordeste.
Estudo da obtenção do biodiesel através da catálise heterogênea O biodiesel pode ser obtido a partir de microemulsões, pirólise (craqueamento) e da reação de transesterificação, sendo esta última a forma mais empregada. A obtenção do biodiesel é categorizada quanto ao uso de catalisador, podendo ser por rota homogênea ou heterogênea, ou não catalítica. O objetivo é avaliar a cinética da reação utilizando catalisadores sólidos na obtenção do biodiesel.
Modelagem e simulação da influência da geometria do catodo na evolução de H2 durante a produção de cloro-soda eletrolítica O presente trabalho visa desenvolver um modelo matemático que venha prever os resultados experimentais da evolução de hidrogênio sobre um eletrodo perfurado para a produção de cloro-soda eletrolítica. Após a convalidação do modelo preditivo com os resultados experimentais, serão propostas novas geometrias visando facilitar o desprendimento deste gás por meio de simulações numéricas efetuadas com software CFX-4 e sub-rotinas que serão implementadas, caso seja necessário, ao CFX-4.
Preparação de argilas organofílica, em escala de laboratório, visando sua utilização na remoção de metais pesados e separação óleo/água O objetivo geral é colaborar com o estudo das argilas organofílicas, preparadas a partir diversas argilas nacionais na remoção de metais pesados (Ni, Cd, Cr, Zn, Pb) proveniente de efluentes sintéticos e separação óleo/água
Produção de Biomoléculas por Processo de Fermentação Semissólida O processo por Fermentação Semissólida (FSS) é considerado um processo viável para produção de biomoléculas, por exemplo enzimas, por usar sistemas sólidos ricos em carboidratos e nutrientes, como resíduos agroindústrias (substratos), que configuram ambiente viável para desenvolvimento de microrganismos, tais como fungos filamentosos. Variáveis como Temperatura de Fermentação, Umidade do substrato, pH do meio, Concentração de Nutriente, atividade de água, porosidade do leito formado pelo substrato, podem influenciar na produção das biomoléculas. Pesquisas devem ser desenvolvidas para otimização do processo, bem como, desenvolvimento de biorreatores que proporcionem maiores rendimentos e produtividades.
Redução eletroquímica do Cromo VI - utilização do feltro de Grafite RVG-4000 como eletrodo de trabalho Este trabalho tem como objetivo principal, avaliar o RVG 4000 (Le Carbone Lorraine), no processo eletroquímico para reduzir o ion de Cr(VI) à Cr(III), a partir de uma solução sintética diluída por K2Cr2O7 e Na2SO4(0,05 N) como eletrólito suporte. Para isto foi utilizado um reator eletroquímico de configuração transversal (flow - by).
Síntese de membranas zeolíticas visando suas aplicações na catálise O projeto tem como objetivo desenvolver membranas zeolíticas visando suas aplicações em catálise, através do método de síntese hidrotérmica. O trabalho proposto consiste na preparação de membranas zeolíticas à base de (1) membranas cerâmicas preparadas em laboratório; (2) membranas comerciais; (3) zeólita ZSM-5; (4) MCM-22; (5) MCM-41 e (6) SBA-15. As membranas zeolíticas (ZSM-5/membrana; MCM-22/membrana; MCM-41/membrana e SBA-15/membrana) serão caracterizadas pelas seguintes técnicas: Difração de Raios-X (DRX), Análises Térmicas (ATD/TG), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Energia Dispersiva (EDS), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), Capacidade de adsorção de Nitrogênio (BET) e Porosimetria de Mercúrio. O projeto será desenvolvido por três universidades, com sede na UFCG, em cooperação com pesquisadores da UNIFACS e UEPB. Espera-se, com este projeto, gerar conhecimentos referentes à síntese de membranas zeolíticas, em nível de literatura internacional, abrindo o mercado de membranas zeolíticas no Brasil. Os conhecimentos gerados deverão beneficiar a Petrobras.
Tratamento de águas via membranas cerâmicas e resinas trocadoras de íons Avaliar a qualidade do tratamento de águas duras com índice de densidade de sedimentos elevados via membrana cerâmica e resinas trocadores de íons.