Atividades do Doutorado
Matrícula em Disciplinas
O aluno de doutorado deverá matricular-se semestralmente. O limite mínimo de créditos, estabelecidos pelo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFCG (RESOLUÇÃO Nº 09/2018), para a integralização do curso de Doutorado é de 35 créditos.
O aluno de Doutorado deverá, obrigatoriamente, realizar o Estágio Docência em pelo menos duas disciplinas diferentes.
Após integralização dos créditos, o aluno deverá continuar matriculando-se em Trabalho de Tese nos semestres seguintes.
Exame de Proficiência
O aluno de doutorado deverá realizar Exame de Proficiência em pelo menos 02 línguas estrangeiras, sendo uma delas o Inglês.
Os exames de proficiência em línguas estrangeiras deverão ocorrer no prazo máximo de 12 meses, contados a partir do ingresso do aluno no Programa.
O aluno reprovado no exame poderá repeti-lo até a data limite de 18 meses, a partir da primeira matrícula no Programa.
- Os exames de língua estrangeira são elaborados pela Central de Línguas da Unidade Acadêmica de Letras (UAL).
- A UAL comunica semestralmente ao PPGEQ sobre o Calendário de aplicação de provas.
Defesa de Projeto de Tese
No prazo de até 12 meses a partir da primeira matrícula no Programa, o aluno de doutorado deverá encaminhar requerimento para apresentação da proposta de tese à Coordenação do Programa.
A avaliação do Projeto de Tese será feita por uma Comissão Examinadora composta, de no mínimo, 03 professores credenciados ao PPGEQ (Docentes Internos), dentre os quais o Orientador do aluno.
Exame de Qualificação
O aluno de Doutorado deverá submeter-se aos Exames de Qualificação obedecendo aos seguintes critérios:
1) O Exame de Qualificação 1 deverá ser realizado no prazo de até 24 meses a partir da primeira matrícula, com prorrogação máxima de até 02 meses, desde que devidamente justificada e aprovada pelo Colegiado, na forma de artigo científico pronto para submissão.
2) O Exame de Qualificação 2 deverá ser realizado no prazo de até 36 meses a partir da primeira matrícula no Curso de Doutorado, com prorrogação máxima de até 02 meses, desde que devidamente justificada e aprovada pelo colegiado, na forma de um segundo artigo científico pronto para submissão.
A avaliação será feita por uma Comissão composta do Orientador principal e de 04 Doutores:
- Para o Exame de Qualificação 1, a Comissão Examinadora deverá conter pelo menos 01 docente permanente do Programa, excetuando-se o(s) orientador(es).
- Para o Exame de Qualificação 2, a Comissão Examinadora deverá conter pelo menos 01 Docente Permanente do Programa, excetuando-se o(s) orientador(es), e de pelo menos 01 Doutor externo ao Programa.
Defesa de Trabalho Final
A apresentação do Trabalho Final somente ocorrerá após o aluno do doutorado cumprir as atividades:
- Ter obtido a aprovação da sua proposta de Projeto de Tese;
- Ter obtido a aprovação nos Exames de Qualificação;
- Integralizar o número mínimo de créditos em disciplinas (35 créditos);
- Ter obtido a aprovação na avaliação em língua estrangeira (Inglês e uma segunda língua estrangeira);
- Entregar cópia do exemplar de, no mínimo, um dos itens abaixo enumerados:
1) Um artigo científico, publicado ou aceito para publicação, em revista científica, com Qualis CAPES A1, A2, A3 ou A4; e um artigo científico extraído do Trabalho Final, publicado ou aceito para publicação, em revista científica com Qualis CAPES A1, A2, A3 ou A4;
2) Concessão de 02 patentes extraídas do Trabalho Final;
3) Registro de depósito de 02 patentes e 02 artigos científicos, publicados ou aceitos para publicação com, no mínimo, Qualis CAPES A3 , extraídos do Trabalho Final.
O Trabalho Final será julgado por uma Comissão Examinadora composta pelo(s) Orientador(es) e, pelo menos, 04 especialistas doutores, sendo 02 externos ao Programa.