Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Recursos Regionais e Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Recursos Regionais e Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 21h38 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 20h53 | Acessos: 1381

Projetos de Pesquisa desenvolvidos no PPGEQ - Recursos Regionais e Meio Ambiente

Avaliação de tratamento de separação água/óleo via membranas cerâmicas Projeto tem como objetivo avaliar o desempenho de sistema com membranas cerâmicas para fins de separação de água/óleo em águas oleosas oriundas de perfuração de poços de petróleo.
Desempenho de um sistema de membranas de micro, ultra, nano e osmose inversa para águas Projeto tem como objetivo estudar o desempenho de um sistema de membranas composto com telemetria, visando monitorar as variáveis de medidas de operação e a taxa de remoção dos componentes presentes em águas doces e salobras, para usos múltiplos.
Desenvolvimento de argilas organofílicas destinadas a remoção de metais pesados de efluentes sintéticos O objetivo deste trabalho é investigar, experimentalmente, o potencial das argilas bentoníticas organofílicas na remoção de zinco de efluentes sintéticos.
Desenvolvimento de bioprocessos para agregação de valor a resíduos industriais do Nordeste Projeto aprovado no Edital MCT/CNpq/CTBiotecnologia Nº 31/2006. O projeto desenvolvido por uma equipe formada por pesquisadores de quatros estados Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte envolvendo seis instituições Universidade Federal do Ceará (UFC/CE), Embrapa Agroindústria Tropical (EMBRAPA/CE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/PE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/PE) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/RN) contando com a participação de um consultor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ). Neste contexto, com a presente proposta, o grupo de pesquisadores, coordenado pela Profa. Gorete Ribeiro Macedo (UFRN), propõe-se a viabilizar a consolidação de uma rede indutora de parcerias, que permita a troca de experiências e a articulação no sentido de concentrar esforços, contribuindo para a ampliação da base biotecnológica da Região NE. A produção de bioprodutos, destacando-se enzimas e bioetanol, pode ser realizada através da conversão destes resíduos, que são ricos em açucares diretamente fermentescíveis ou não, proteínas e sais minerais. Destes constituintes, chama-se a atenção para a celulose e lignocelulose, que são apropriados para a produção de bioetanol, permitindo a ampliação da matriz de energia alternativa do Nordeste do Brasil sem maiores consequências ambientais
Tratamento de efluente gerado na produção de biodiesel O objetivo principal do trabalho foi utilizar a eletrocoagulação/flotação para tratar o efluente gerado durante a produção do biodiesel. Grandes quantidades de efluentes são gerados em seu processo produtivo devido a etapa de purificação, onde se utiliza água para remover impurezas remanescente no biodiesel. Os efluentes gerados possuem alto teor de óleos e graxas, demanda química de oxigênio (DQO) e um pH alcalino, estando, portanto, em não conformidade com os valores estabelecidos pela Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para lançamentos de efluentes.
Tratamento de resíduo sólido perigoso e otimização do processo de estabilização por solidificação Os resíduos sólidos podem ser perigosos do tipo Classe I. O tratamento físico-químico de resíduos perigosos tem por finalidade converter os mesmos de Classe I para Classe II tornando-os não perigosos. Neste sentido, ao realizar o tratamento de tais resíduos usando a estabilização/solidificação e efetuar a otimização, dois objetivos serão alcançados. O primeiro é que o resíduo sólido será convertido para uma forma menos tóxica e menos agressiva ao meio ambiente. O segundo objetivo, é que será possível encontrar o ponto ótimo do processo entre as variáveis dependentes em que serão minimizadas os impactos ambientais e maximizada a integridade estrutural das variáveis respostas.
Tratamento de resíduos perigosos de refinaria de petróleo e otimização do processo de estabilização por solidificação A natureza dos problemas ambientais é parcialmente atribuída à complexidade dos processos industriais que geram resíduos perigosos e que alteram e afetam a sobrevivência de organismos nos ecossistemas. Neste contexto, as refinarias de petróleo respondem pela maior parte dos resíduos gerados pela indústria petrolífera, dos quais se destacam os produtos acumulados no fundo dos tanques de óleo cru, lodos oleosos e lodos das torres de resfriamento e que são classificados como perigosos, Classe I, segundo a ABNT NBR 10.004. Estes resíduos contêm materiais considerados potencialmente perigosos para a saúde e o meio ambiente, tais como metais pesados, hidrocarbonetos policíclicos além de óleos e graxas. Esta proposta de projeto tem o objetivo de avaliar e realizar o tratamento de resíduos de borra de petróleo e otimizar a tecnologia de estabilização por solidificação utilizando diferentes aglomerantes hidráulicos (argilas organofílicas, cimento e hidróxido de cálcio). Para tanto, será proposto à realização de experimentos fatoriais para otimizar a estabilização por solidificação e encontrar um ponto ótimo entre o percentual de borra de petróleo e o tempo de tratamento. Os níveis dos fatores adotados serão: 7, 14 e 28 dias para o nível do fator tempo e 10, 30 e 50 % para o fator borra de petróleo. Com a elaboração desta pesquisa espera-se estabelecer estratégias de controle e monitoramento ambiental de resíduos de borra de petróleo; encontrar a melhor relação entre a porcentagem de borra de petróleo e tempo de estabilização por solidificação; minimizar os custos de disposição dos resíduos, através da conversão da classe I (perigoso) para classe II B (inerte); formar pessoal especializado para atuar na área de tratamento de resíduos perigosos no país e melhorar ainda mais a relação/imagem entre a Petrobrás e a população através de implantação de programas de controle e gerenciamento dos resíduos gerados nas refinarias.
Tratamento Físico-Químico de Esgoto Doméstico e Reutilização do Lodo Gerado Os esgotos domésticos são responsáveis pela poluição dos corpos hídricos e causadores de doenças. O tratamento físico-químico de esgotos domésticos tem por finalidade reduzir a carga orgânica, reduzir metais pesados, diminuir a concentração de nitrogênio e fósforo. Neste sentido, ao realizar o tratamento de esgotos domésticos, dois objetivos serão alcançados. O primeiro é que o esgoto doméstico terá a redução da carga orgânica como a Demanda Química de Oxigênio e sólidos totais. O segundo objetivo, é que será possível reutilizar o lodo gerado após o tratamento físico-químico.
Fim do conteúdo da página